APRESENTAÇÃO

Karate... mais que um desporto!


O Karate é um dos desportos mais completos que se podem praticar e que fornece ao indivíduo grandes benefícios do ponto de vista fisiológico e psicológico.

Em idades infantis e juvenis, o Karate é um complemento ideal para obter um desenvolvimento psicomotor equilibrado, que se repercutirá nas suas futuras capacidades quando adulto. Além disso, potencia importantes aspetos da personalidade para a integração da pessoa, na sociedade atual. Esta Arte Marcial desenvolve a auto estima, a auto confiança, a segurança, a auto afirmação e melhora o funcionamento da organização cerebral. As crianças e os jovens que a praticam têm um nível de concentração e controlo da atenção, melhor que a média das crianças da sua idade, refletindo-se diretamente no seu rendimento escolar.

 

A qualificação do professor ”Sensei” é fundamental, para que o processo de treino, gestão pedagógica, componente física, técnico tática nas aulas seja executado corretamente, num clima de aula saudável.

Os Pais e os karatecas, devem estar muito atentos às metodologias de treino utilizadas, que dependem da qualificação e do grau de conhecimento que o professor tem ao nível da gestão do treino.

No Karate tradicional, incute-se uma diversidade de valores éticos e sociais que passam de geração em geração, de pai para filho, de mestre para discípulo, e que está relacionado diretamente com o crescimento, maturidade, com o indivíduo universal.

 

 Os objetivos da sua prática, variam de pessoa para pessoa, onde cada um deverá ter a oportunidade de atingir as suas metas, sejam elas na melhoria da saúde, elevar a auto-confiança e equilíbrio interior, dominar técnicas de defesa pessoal ou mesmo enveredar por uma linha mais competitiva mas sempre tendo como base um Karate Educativo.

Porém, o praticante não deve fugir do real objetivo da arte. Aquele que só pensa em si mesmo, e quiser dominar técnicas de karate somente para utilizá-lo numa luta, não está qualificado para aprendê-lo. Esta arte marcial não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da aptidão de ser um membro da sociedade bom e honesto onde os valores essenciais como a integridade, respeito, humildade e auto-controle resultarão do correto aproveitamento dos impulsos agressivos e dos instintos primários existentes em todas as pessoas enquanto seres humanos.

 

Em definitivo, o Karate é muito mais que um desporto, não só pela sua origem e história, mas também pelos seus benefícios a nível educativo, social e axiológico, tornando-se uma excelente ferramenta para cuidar do nosso corpo e da nossa mente, onde a sua prática regular poderá transformar completamente a nossa vida.

 

 Venha conhecer-nos, Oferecemos duas semanas Gratuítas !

^

 

  COMPortugal ®    |     Todos os conteúdos escritos e ou gráficos são da exclusiva responsabilidade de KIME DOJO